sábado, 28 de maio de 2011

A MALDIÇÃO DO PÉROLA NEGRA

Tudo começa no século XVII, quando a jovem Elizabeth, em uma viagem num barco, acaba vendo um navio pegando fogo e encontra flutuando em cima de uma tábua um garoto desacordado. A tripulação o recolhe, e Elizabeth descobre que, consigo, o garoto trazia um medalhão de pirata. Com medo de descobrirem que o garoto era um pirata, ela guarda o medalhão para que o jovem rapaz não seja prejudicado. Elizabeth, depois de descobrir que o garoto é o jovem Will Turner, olha para o horizonte e, enquanto vê o que restou do barco em chamas, avista um navio com velas negras se afastando em meio ao nevoeiro.

Oito anos depois, numa bela manhã na cidade de Port Royal, Elizabeth, agora se tornara uma bela mulher, é acordada pelo seu pai, Governador Swann, que vem presenteá-la com um novo vestido para que ela vá à cerimônia de promoção do capitão Norrington, sendo que agora passaria a ser Comodoro Norrington. Enquanto isso, no salão da casa, Will Turner, agora um ferreiro, espera o governador para entregar-lhe a espada que seria usada na cerimônia de Norrington.



Enquanto a cerimônia começa a ser realizada, um estranho senhor, um pirata, chega ao cais de Port Royal e vem com o intuito de se apoderar de um novo navio. No cais, ele se depara com dois membros da marinha do qual começa a discutir sobre a existência do navio Pérola Negra, conhecido por ter velas negras, uma tripulação amaldiçoada e um comandante tão mau que o próprio inferno o expulsou de lá. Enquanto os dois membros da marinha discutem com ele, Elizabeth conversava a sós com Norrington, que a pede em casamento. No entanto, a moça acaba ficando sem ar por causa do vestido que usava e cai de uma grande altura no mar. O pirata, vendo que nenhum dos dois membros da marinha iriam salvar a jovem donzela, se atira no mar para poder resgatá-la. Enquanto Elizabeth afunda, o medalhão pirata que está em seu pescoço acaba causando uma onda. Resgatada pelo pirata, enquanto Norrington cuida de Elizabeth, descobre que o tal pirata na verdade é o capitão Jack Sprarrow, e o condena à forca. Jack consegue fugir, mas é novamente capturado quando tenta escapar de Will.

Naquela mesma noite, Port Royal estava totalmente silenciosa, até o silêncio ser quebrado pelos tiros de canhões do navio Pérola Negra, que chega ao povoado e o ataca. Depois de os piratas destruírem boa parte do povoado, acabam encontrando Elizabeth na casa do governador, que é capturada por estar portando o medalhão que os piratas procuravam.

Elizabeth acaba invocando aos piratas o direito de parola, que na lei dos piratas dizia que o capturado só poderia ser tocado depois de falar com o capitão Barbossa. Então ela é levada ao Pérola Negra e lá descobre que o tal medalhão tem uma grande importância para os piratas. Ela consegue fazer uma troca do medalhão caso eles cessassem fogo e partissem. Na hora de se apresentar ao capitão Barbossa, Elizabeth acabando revelando o sobrenome de Will e é levada junto com os piratas.
Na manhã do dia seguinte, Will descobre que Elizabeth foi levada pelos piratas e num ato desesperado acaba indo atrás de Norrington, exigindo que faça um acordo com Sprarrow para que ele os leve até Elizabeth, mas Norrington não é receptivo. Então Will vai à procura de Jack na cadeia e pede sua ajuda para achar o Pérola Negra. De início, Jack recusa ajudá-lo, mas após descobrir o nome do pai de Will, Bill Turner, ele topa ajudar o jovem garoto. Então Jack e Will conseguem enganar Norrington e os membros da Marinha Real e confiscam o Interceptor, um dos navios mais rápidos do Caribe, seguindo a Tortuga em busca de marinheiros tão loucos quanto Jack para formarem uma tripulação.

Na noite, Elizabeth é convidada para jantar com o capitão Barbossa. Durante o banquete, ela tenta matá-lo, mas acaba descobrindo que Barbossa é imortal, já que ele, como toda a tripulação, é amaldiçoado.

Elizabeth descobre que o tal medalhão de pirata que tinha guardado por oito anos, na verdade, era ouro asteca, uma das 882 peças idênticas que foram entregues numa arca de pedra ao próprio Cortez, dinheiro sangrento pago para acabar com o massacre feito por seus exércitos. Mas a ganância de Cortez era insaciável, então os Deuses pagãos lançaram sobre o ouro uma maldição terrível. O mortal que retirasse uma única peça daquela arca de pedra seria castigado por toda a eternidade. Barbossa não acreditou nessa lenda e pegou, gastando tudo em comida, bebida e prazeres. Quanto mais se gastava, mais se percebia que a bebida já não satisfazia, a comida parecia serragem na boca e todo o prazer do mundo não mais saciava a luxúria, sendo agora homens amaldiçoados. Então ela acaba descobrindo que Barbossa e os outros piratas pensando que ela era uma Turner, não poderiam matá-la, já que eles precisariam reconstituir o sangue, no caso o seu, além de também juntar todas as peças do outro asteca, para que assim quebrar a maldição. Os piratas não estavam vivos, mas também não estavam completamente mortos, tanto que apenas a luz do luar mostra o que verdadeiramente são.

Jack e Will montam uma tripulação e embarcam atrás do Pérola Negra e de Barbossa. Na viagem, Will começa a conhecer um pouco mais sobre Jack. Ele acaba descobrindo que pouco se sabe sobre ele, antes de Jack aparecer com a idéia de ir atrás de um tesouro na Isla de Muerta, sendo que isso foi antes de ele ser o capitão do Pérola Negra. Três dias velejando com Barbossa, cumprindo a uma promessa na qual tudo seria divido em partes iguais, inclusive a localização do tesouro. Então Jack revelou a posição. Naquela noite, houve um motim e eles abandonaram Jack numa ilha para que morresse, mas não antes que ele enlouquecesse de calor. Quando um pirata é abandonado ele recebe uma pistola com uma única bala, sendo que isso não serve muito para caçar ou ser resgatado. Depois de três longos dias de fome e sede, aquela pistola começa a parecer muito atraente, mas Jack escapa da ilha e ainda tem aquela única bala para poder usar em um único homem: seu imediato rebelado, o Capitão Barbosa.

Diz a lenda que Jack conseguiu sair da ilha depois de ficar bem no raso do mar para que os animais marinhos se acostumassem com sua presença e esperou três dias e três noites para isso. No quarto dia, ele amarrou duas tartarugas marinhas com seus cabelos para fazer uma jangada.
Jack e Will desembarcam e seguem na direção onde acontece o ritual. Os piratas amaldiçoados começam o ritual com Elizabeth e tudo que foi pilhado durante todos os dez anos estava lá para poder acabar com a maldição. O que eles não sabiam é que seria tudo em vão, já que acabam descobrindo que o sangue de Elizabeth não serve. Então, enquanto Barbossa discute com sua tripulação, Elizabeth consegue fugir com Will levando o medalhão, sendo que ambos acabam deixando Jack para trás nas mãos de Barbosa.

Will conversando com Elizabeth descobre que ela estava com o seu medalhão que pensava ter perdido e que o seu sangue é o que Barbossa precisa, o sangue de um pirata. Enquanto ambos conversavam, Jack tenta convencer Barbosa a uma negociação, dando o nome da pessoa com o sangue que precisa em troca do Pérola Negra, mas Barbossa não aceita e segue perseguindo o Interceptor onde está Will, Elizabeth e a peça do ouro asteca. Depois de uma incrível batalha, Barbossa sai vitorioso e descobre que Will é a pessoa que ele precisa para acabar com a maldição. Para salvar Elizabeth, Will se entrega. Barbossa joga Jack e Elizabeth na mesma ilha na qual Jack foi deixado da primeira vez. Lá, Elizabeth descobre que a aventura miraculosa de Jack não passou de uma simples história, já que, da última vez, ele ficou na ilha por três dias inteiros, sendo que conseguiu barganhar uma passagem com os contrabandistas de bebidas que usavam aquela ilha como esconderijo, mas eles atualmente abandonaram o negocio por causa do Comodoro.

Elizabeth aproveita que Jack está bêbado por causa de todo rum que tomou e bota fogo em todas as bebidas para poder fazer um grande sinal e assim conseguir ser encontrada pela Marinha Real. Ela consegue convencer Norrington a ir atrás dos piratas e salvar Will, como seu presente de casamento.

Enquanto era levado novamente para a caverna, Will descobre informações de seu pai, que entre os piratas era chamado de Bootstrap Bill (Willian Turner) e que acabou sendo morto por Barbossa, por discordar com o que os piratas fizeram com Jack, o motim e tudo mais. Ele disse que violavam o código e foi por isso que ele enviou a peça do tesouro para Will, já que ele disse que os piratas mereciam ser amaldiçoados. Isso não agradou Barbossa que o amarrou numa bola de canhão, sendo que foi visto pela última vez mergulhando na escuridão do profundo mar. Isso foi só depois que os piratas amaldiçoados precisassem do sangue dele para quebrar a maldição.

Jack convence a Marinha Real e Comodoro a atacarem os piratas de surpresa, mas na verdade ele entra na caverna para alertar Barbossa e tentar mais uma vez uma parceria. Barbossa aceita, e os piratas vão atrás do Intrépto, orgulho da Marinha Real, e atacam os membros da marinha, que não sabem que os piratas não podem ser mortos. Enquanto Barbossa se distrai, Jack rouba uma das peças da arca se tornando imortal novamente e começa uma batalha de espadas com Barbossa, um tipo de batalha eterna, já que ambos não podem morrer. Will consegue se soltar e ajudado por Elizabeth fica longe dos piratas que sobraram na caverna.

Jack consegue finalmente empurrar Barbosa e atira sua única bala nele, enquanto Will joga na arca a última moeda com seu sangue, quebrando a maldição. Ao perceberem que a maldição está quebrada, os piratas se rendem. Jack ao sair da caverna com Will e Elizabeth, acaba descobrindo que o Pérola Negra foi levado por sua tripulação, que acabou seguindo o código dos piratas, deixando Jack para trás.

Jack é condenado à forca, enquanto Will, ao retornar, recebe clemência. Na última hora, Will acaba salvando Jack e assumindo o seu amor por Elizabeth, que percebe que o lugar dela é entre eles. Jack consegue fugir enquanto é resgatado por seus companheiros que velejam o Pérola Negra. Norrington se conforma por ter perdido Elizabeth e acaba dando alguns dias de vantagem para Sparrow.

Sparrow finalmente volta a ser o dono do Pérola Negra e caminha atrás de novas aventuras. "Somos piratas perversos demais, bebei amigos Io-ho". Clicando aqui o trailer do filme:

INFORMAÇÕES ESPECIAIS

- Vale lembrar que o macaco de Barbossa, Jack, ao término do filme, entra na caverna e rouba uma das moedas do ouro asteca e a maldição novamente cai sobre ele;

- Foi indicado nas categorias de Melhor Ator (Johnny Depp), Melhor Maquiagem, Melhor Som, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Mixagem de Som no Oscar 2004;

- Venceu na categoria de Melhor Figurino no prêmio Saturno 2004;

- Venceu na categoria de Melhor Maquiagem e foi indicado nas categorias de Melhor Figurino, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Ator (Johnny Depp) e Melhor Som no BAFTA 2004;

- Indicado na categoria de Melhor Ator de Cinema - Comédia / Musical (Johnny Depp) no Globo de Ouro 2004;

- Venceu na categoria de Melhor Atuação Masculina (Johnny Depp) e foi indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atuação em Comédia (Johnny Depp), Melhor Vilão (Geoffrey Rush), Melhor Atuação Feminina (Keira Knightley) e Melhor Dupla (Johnny Depp e Orlando Bloom) no MTV Movie Awards 2004;

- Venceu na categoria de Filme Preferido do Público no People's Choice Awards 2004;

- Foi baseado numa atração na Disneylândia;

Nenhum comentário:

Postar um comentário